Aprender uma nova língua pode ser difícil para muitos brasileiros. Falta de tempo, desinteresse, preguiça e até timidez: é bem comum conhecer pessoas que já começaram a estudar inglês várias vezes, mas desistiram ou abandonaram por algum desses motivos.

O primeiro passo é entender que a fluência não vem da noite para o dia. Você precisa persistir e até mesmo vencer alguns desafios pessoais que podem ser a razão pela qual você ainda não domina o idioma. Neste texto, separamos as principais dificuldades que precisam ser superadas para falar e entender inglês. Veja abaixo:

1. Desinteresse

Nós somos movidos pelas nossas necessidades. O que te leva a querer ser fluente? Por que você quer falar inglês? Ter um objetivo pode ser a chave para despertar o seu interesse e manter o foco em métodos de estudo que sejam mais adequados para atingi-lo.

2. Falta de tempo

Sabemos que dividir a sua rotina entre trabalho e estudos não é uma tarefa fácil. Mas como já falamos aqui, aprender uma nova língua demanda tempo e persistência. De nada adianta você consultar o seu material uma ou duas vezes por semana. Para ser fluente é preciso ter um contato frequente com o idioma!

Separe ao menos 30 minutos do seu dia para estudar, ver um filme sem legendas ou ler um texto em inglês. O tempo que você passa estudando é o que determina a rapidez do seu aprendizado.

3. Preguiça

Tanto o desinteresse quanto a falta de tempo podem ainda vir acompanhados pela preguiça. Na verdade, grande parte das vezes, ela é resultado dos dois primeiros tópicos. Para aprender inglês ou qualquer outro idioma, é preciso deixar a preguiça de lado, manter o foco no seu objetivo e criar uma rotina diária de estudos.

4. Timidez

Quando ainda não domina a pronúncia, é comum ter vergonha e até medo de se arriscar na frente dos outros. Mas errar é normal e faz parte de qualquer processo de aprendizado. Isso não pode te impedir de praticar.

A dica para superar a timidez é começar falando sozinho, na frente do espelho. Se for preciso, busque chats ou grupos na internet para treinar a sua conversação antes de conseguir interagir cara a cara com as pessoas.

5. Comparações

Não compare o seu nível de inglês ou a sua pronúncia com outras pessoas: isso vale para mais ou para menos. Quando nos comparamos com alguém menos avançado, podemos pensar que não precisamos mais estudar e ficamos desleixados. Se nos sentimos inferiores, pensamos em desistir.

Cada um aprende no seu tempo e da sua maneira. O mais importante é manter o seu foco.

6. Imersão

Aprender inglês é imersão e você precisa mergulhar de cabeça. O novo idioma precisa fazer parte do dia a dia e da rotina. Por não ser a sua língua nativa e você não estar muito familiarizado, acaba sendo mais difícil de assimilar.

Além de assistir filmes, séries e buscar por notícias, uma boa dica é procurar um curso de imersão. Nele você passará 24 horas por dia usando somente o inglês, vai precisar se comunicar, vai precisar entender e ser entendido.

 

O ensino da Business Talk é focado no ensino por imersão! Para saber mais sobre o nosso curso, entre em contato conosco: www.businesstalkenglish.com.br/contato/

 

Leia também: Travei na reunião de trabalho. E agora?

 

0
Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *