O inglês vem tomando conta do espaço no mundo corporativo e cada vez mais as suas expressões e siglas estão aparecendo nas reuniões de negócios e nas conversas entre empresários.
Não é de hoje que ser fluente no idioma é um diferencial no currículo e para entrar no mercado é necessário estar cada vez mais preparado. Porém, a realidade é que a maioria dos brasileiros não falam outro idioma e o último índice internacional de proficiência na língua inglesa da Education First (EF), mostra que o Brasil foi rebaixado e deixou o grupo de 40 países com os melhores desempenhos.
Você ainda fica perdido no meio das reuniões? Separamos aqui algumas das siglas mais utilizadas para te ajudar, confira:
As siglas em inglês mais utilizadas no mundo corporativo
– ASAP: significa “as soon as possible” e em bom português, “o mais rápido possível”. Geralmente a sigla acompanha mensagens que necessitam mais urgência nas respostas;
– FYI: abreviação para “for your information”, ou seja, “para sua informação”, indicando a importância do assunto para você;
– TIA: no meio corporativo é muito usada ao fazer pedidos por e-mail. Quer dizer “thanks in advance”, reforçando que você está antecipadamente grato por aquilo que pediu;
– TKS: serve para abreviar “thanks”, que significa obrigado;
– KPI: Key Performance Indicator, ou os famosos Indicadores-Chave de Desempenho;
– CRM: Consumer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente, é uma ferramenta usada para gerenciamento;
– CEO: é o Chief Executive Officer, ou Diretor Executivo, é o cargo que está no topo da hierarquia operacional de uma empresa;
– CIO: Chief Information Officer, é o encarregado sênior responsável por todo o planejamento na área da tecnologia da informação (TI);
– CFO: Chief Financial Officer, responsável pelo departamento de finanças da empresa;
– SEO: Search Engine Optimization que são as técnicas que otimizam o posicionamento do seu site no Google;
Algumas palavras muito utilizadas em reuniões e no meio corporativo como um todo
Approach: abordagem;
Board: conselho diretor;
Brainstorm: troca de ideias sobre o assunto em pauta;
Branding: gama de ações referentes à administração de uma marca;
Briefing: informações necessárias para realizar um trabalho;
Budget: orçamento;
Business plan: plano de negócios;
Case: estudo de caso;
Core business: principal negócio da empresa;
Expertise: maior conhecimento na área de atuação;
Headhunter: recrutador;
Insight: percepção rápida;
Networking: rede de contatos profissionais;
Target: público-alvo.
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gabriel
Achei super interessante esse artigo, sempre tive um certo receio quando o assunto começa correr para o lado de Abertura/Gestao de negocios e afins mas voces conseguiram me tirar uma serie de duvidas, muito obrigado pelo artigo! Tive uma otima experiencia com o PEssoal da America Expert (https://www.americaexpert.com) Eles sao bem atenciosos quando esse e o assunto.